
Vale a pena investir no Marketing Digital?
O Marketing está em todo o lado! Desde as suas memórias até ao que vive no seu dia-a-dia. Mas o que será realmente o Marketing? Haverá alguma diferença do Marketing Tradicional para o Marketing Digital? Atualmente valerá a pena investir no Marketing Digital? Que retorno traz para a minha empresa? Estas são algumas das questões mais frequentes, as quais iremos esclarecer neste artigo.
Marketing Digital é muito mais do que vender
Quer seja no seu dia-a-dia em conversa com amigos e familiares, quer seja em trabalho estará sempre a fazer marketing. Sim, é involuntário! E por isso é que resulta… Mas já iremos explicar mais à frente.
O mercado é quem lidera
Criou um produto ou serviço fantástico e agora pretende que as vendas aumentem. Em seguida depara-se que as coisas não estão a funcionar e pergunta – Mas então de que vale eu ter um produto ou serviço, que por sinal é algo fantástico nunca antes feito, mas que não vende e não é falado? Irei investir no Marketing Digital?
Pois bem, se está nessa situação não é o único. Existem várias pessoas que ainda se questionam do mesmo, embora alguns não consigam reconhecer ou até por terem poder financeiro associado conseguem colmatar temporariamente .
Em resumo e respondendo às questões acima, o que lhe falta é: Criação de Proposta de Valor. Continue a ler, que explicaremos mais à frente…
Qual é o papel do Marketing Digital no meu negócio?
A melhor palavra que podemos atribuir ao marketing digital é: mudança. Ao investir no Marketing Digital estará não só a criar cultura, estatuto social, afiliação, como também o mais importante – criação de uma identidade que para os seus clientes será sempre atribuída ao seu produto/ serviço. Já ouviu falar de Branding? Esta identidade pode transformar o seu negócio positivamente e de uma forma consistente, embora se for mal construída poderá arruiná-lo drasticamente.
E que poder terá o meu negócio ao investir no Marketing Digital?
Primeiramente é preciso entender que as coisas não se vendem sozinhas. Nem mesmo as melhores ideias, com produtos ou serviços incríveis gozam de adesão imediata. O poder que o Marketing Digital tem no seu negócio demora tempo a ser construído, ou seja, pelo fato de haver muito ruído e desconfiança a mudança requer estratégia.

Vendas vs Marketing Digital
Costuma-se dizer que o Marketing Digital não vende, mas traz clientes. Apesar de ser talvez um contra-senso, é o que diferencia o Marketing Digital das vendas. Por um lado, temos os comerciais que vendem diretamente ao consumidor e por outro lado temos o Marketing Digital que influencia a venda ao consumidor final. No fundo, são duas áreas cruciais para qualquer negócio, no entanto são trabalhos diferentes que se complementam e trazem resultados ainda mais vencedores .
Como sei se preciso de Marketing Digital no meu negócio?
Ora bem, existem vários fatores que deve ter em consideração para que compreenda a importância e reconheça que precisa de investir no Marketing Digital. Os principais problemas são:
- “Não tenho tempo”
- “Os meus clientes não precisam disso para comprarem”
- “Não sei fazer”
- “O meu amigo desenrasca”
- “Os meus potenciais clientes não estão a conseguir perceber o conceito do meu negócio”
- “Os meus clientes não estão a conseguir alcançar as suas necessidades com o meu produto/ serviço”
- Etc…
Se algum destes problemas identifica-se consigo, então está com um problema de Marketing Digital.
Qual é a solução para conseguir crescer o seu negócio?
Primeiramente siga as duas dicas que mencionamos anteriormente pois são aquelas que se deve preocupar antes de iniciar o seu negócio.
1. Em primeiro lugar, crie uma proposta de valor que seja diferente da sua concorrência (se existir) e que seja única para não correr o risco de ser facilmente copiado.
2. Em seguida comece por criar uma identidade à sua marca, sempre com a preocupação de que o consumidor é aquele em que se deve focar.
Promover o seu trabalho é um investimento que o leva para um caminho melhor.
Não tenha medo de falhar: falhe e procure as queixas
As queixas dos clientes são uma excelente fonte de informação para melhorar o seu negócio. Aceitá-las tão bem como a um elogio, só vai fazer com que evolua de forma positiva! Para isto, é difícil acontecer se não conseguir espalhar a palavra, se não puder partilhar todas as suas ideias e sobretudo se não conseguir ser pago pelo trabalho que executa.
Para conseguir ser melhor, o primeiro passo passa por querer ser melhor. No entanto, essa decisão só depende de si.
Sabe tão bem quando vemos o mercado abraçar o que temos para oferecer e valorizar a solução para as suas necessidades e desejos. Por isso, se ainda se questiona se vale a pena investir no Marketing Digital, pense sempre na mudança a acontecer.