O futuro do vídeo

O Futuro do Vídeo

O futuro do vídeo

Ao olhar para trás, vemos que a tecnologia tem um grande impacto sobre a forma como comunicamos. Porém, mantém-se como expoente máximo a interação humana.

Desde o papel que, na minha opinião, não houve até então outro avanço significativo na forma como comunicamos como agora com o vídeo.

Porquê o vídeo e não a fotografia, o email ou as mensagens eletrónicas?

Simples! Não existe outra plataforma (virá mais à frente e já vou falar dela) que permita incluir tantos fatores de comunicação como o vídeo.

O vídeo permite-nos ver e ouvir, percecionar tons, linguagem não verbal, estados de espírito, contexto e pretexto, apresentar e ler texto, mostrar sensações de todo o espectro, só para mencionar alguns. Adicionado a isso, e se calhar mais importante, será uma forma de comunicação que se adequa à maneira como o cérebro perceciona o mundo. Como tal, sobrepõe-se a todas as outras formas não diretas de comunicação.

No marketing digital o que estamos a observar são todas as redes sociais a dar primazia ao vídeo, obviamente.

Com tudo o que disse no parágrafo anterior, não surpreende que todas as estatísticas apontem que o vídeo gera mais interações que todas as outras formas de comunicação juntas.

Se ainda não trabalha com vídeo, do que está à espera?

E se precisar de ajuda, está no sítio certo!

Podemos ver que o mercado não está indiferente a essa preponderância do vídeo, não existindo gadget que se preze sem a capacidade de gravar vídeo com qualidade.

Então onde vamos a seguir?

Ainda estamos na fase de aprimorar a tecnologia que temos, o que significa que as novidades que vamos observando focam-se em melhor imagem, mais detalhe, mais cor, maior resolução.

Passamos de HD 1080×720 para FHD 1920×1080 que continua a ser a norma da internet embora o 4k ou ultra HD (UHD) comece a ser o formato de gravação. Se formos para a indústria cinematográfica estão a trabalhar em 6k e 7k cuja qualidade é estonteante, cores e detalhes ricos e vibrantes, já igual ou melhor do que o olho humano é capaz de fazer.

Mas, e daqui a uma década?

Vamos gravar partidas de colocar uma televisão a fazer de porta e escancararmo-nos a rir com o infortúnio da pessoa que se estatelou contra a televisão (sim, televisões do tamanho da sua porta de garagem com resoluções realistas).

youtuber

Mais…

Certamente que já ouviu falar da internet 5G.

É absolutamente assustador a largura de banda e mais assustador ainda são as coisas que podemos fazer com ela.

Para já, as novidades nesse campo está nos hologramas. Podemos colocar alguém num sítio onde não está em tempo real.

Lançamento da Vodafone 5G em Portugal

Ainda vai demorar até termos a infraestrutura para usufruirmos de toda a potencialidade do 5G e acho que ninguém neste momento pode afirmar exatamente o que vai ser do vídeo com essa tecnologia.

Um facto

Tem sido rápida a alteração de uma indústria de vídeo apenas acessível a profissionais para uma indústria acessível a todos.

Em suma

Para já, a limitação do vídeo está na questão tecnológica dos telemóveis e televisões, onde tanto o espaço de memória como a capacidade de resolução dos monitores mantém o full HD como standard.

Certo é que o vídeo está acessível a todos com equipamentos de gravação e edição baratos e intuitivos. Os avanços são rápidos, mas só no lançamento da rede 5G é que veremos uma alteração significativa na forma como usamos o vídeo no dia a dia.

Até lá só está mesmo de fora quem não utiliza vídeo. Uma grande perda se está nas redes sociais.

De que está à espera? Peça orçamento gratuito.