marketing digital

Marketing Digital ou e-marketing

Na realidade o que é o Marketing Digital?

A utilização da internet e dos meios digitais originou o uso de uma série de conceitos, por vezes alvo de confusão, pela forma como estão associados entre si: “Internet Marketing”, “E-marketing” “Digital Marketing” ou “Marketing Digital”.

O marketing digital e os diferentes termos utilizados como “internet marketing” ou “marketing online” são normalmente usados para descrever o esforço de marketing com o uso da tecnologia.

Não havendo concordância da significância exata de cada um destes termos, por vezes são usados de forma permutável, no entanto, Internet marketing é habitualmente definido como a aplicação da internet e das tecnologias associadas para atingir os objetivos de marketing previamente definidos.

Então, o que é Internet marketing ?

“Internet marketing” envolve a interação conjugada de ferramentas como os websites, email, mas também outros meios digitais como a rede sem fios, a televisão digital, etc. e a integração destas com os media tradicionais (jornais, revistas, etc.) de forma a obter novos clientes e oferecer serviços adicionais.

 

E o E-marketing ?

No que diz respeito ao E-marketing ou marketing eletrónico, o conceito é mais alargado e está associado à forma de atingir os objetivos de marketing através do uso de tecnologia de comunicação através de meios eletrónicos, não só os media digitais como a Web, email, redes sem fios, mas também, à gestão de dados dos clientes o que envolve a utilização de sistemas de gestão da relação com o cliente (e-CRM systems – Costumer Relationship Management Systems).

Esta gestão dos dados dos clientes digitais permite, desde que bem executada, a identificação, a antecipação e a satisfação das necessidades dos clientes.

Relativamente ao conceito de marketing digital este é similar ao de Internet marketing, pois ambos descrevem as atividades recorrendo aos meios eletrónicos e a conjugação destas com a gestão dos dados digitais sobre as características e sobre o comportamento dos clientes.

Este segundo termo utiliza-se de forma mais corrente devido a sua divulgação por parte das agências de marketing e publicidade.

O marketing digital pode ser portanto definido como o conjunto de estratégias e ações realizadas utilizando os recursos disponibilizados pela tecnologia da informação e da comunicação, tendo como objetivo uma maior eficácia na comunicação e interação com os diversos segmentos de mercado ou público alvo.

 

 

ESCREVA UM COMENTÁRIO